De Alcídes para Héracles

Ao crescer, Alcídes cada vez mais sobressaiu-se pela enorme força e coragem. Sua primeira façanha heroica deu-se quando se dirigiu à Beócia, região próxima de Tebas, onde perseguiu e matou apenas com as mãos um enorme leão que devorava os rebanhos de Anfitrião e de Téspio, na região de Citerão. A caçada durou cinquenta dias consecutivos, durante os quais Alcídes foi hóspede de Téspio, que aproveitou para fazer com que toda noite uma das suas cinquenta filhas se unisse ao herói, de maneira a criar uma aguerrida descendência. Muitos dos netos de Téspio, conhecidos como Tespíadas, foram conduzidos por Alcídes até a Sardenha, onde se estabeleceram como colonos.

Alcídes atira seu filho na pira, assistem
a terrível cena, Megara, Alcmena e Mania
Ao regressar a Tebas após esta caçada, Alcídes encontrou os enviados do rei Ergino, de Orcômeno, que vinham recolher um tributo que os tebanos lhe pagavam regularmente. Após derrotá-los e insultá-los, Alcídesobrigou os Mínios de Orcómeno a pagar um tributo duas vezes maior que o que haviam imposto a Tebas. Neste combate, morreu Anfitrião, que lutou corajosamente ao lado do filho.

Por ter livrado a cidade de Tebas do tributo aos Mínios, o rei Creonte, filho de Meneceu, ofereceu a Alcídes sua filha mais velha, a bela Mégara, que lhe deu vários filhos.

Apesar de ter conseguido que Alcídes não assumisse o trono de Micenas, Hera ainda não estava satisfeita e ainda queria vingar-se da traição do seu marido. Ela enviou a Deusa Mania, deusa da insanidade, da loucura, do frenesi enlouquecido para que atacasse a Alcídes.

Induzido pela loucura que a deusa Mania lhe influenciava, Alcídes matou Mégara e seus três filhos.

Quando se deu conta do que havia feito, o herói se isolou, fugindo para o campo e vivendo sozinho. Foi encontrado por seu primo Teseu, e foi convencido a visitar o oráculo em Delfos, para recuperar sua honra. O oráculo lhe contou que, como penitência, Hércules deveria executar uma série de dez tarefas, ou trabalhos, e servir doze anos a Euristeu, e ao final dos trabalhos ele se tornaria imortal.

Euristeu era o homem que ele mais odiava, por haver herdado o seu direito de nascença.

Foi a pitonisa quem primeiro chamou o herói de Héracles. Em grego: Ἡρακλῆς; transl.: Heraklēs, um composto formado por Ἥρα, "Hera", e κλέος, "glória", significando "Glória de Hera", uma tentativa vã de acabar com a raiva da sua madrasta.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9racles
https://pt.wikipedia.org/wiki/Doze_trabalhos_de_H%C3%A9rcules
Previous
Next Post »
0 Komentar